sexta-feira, 28 de junho de 2013


AS FESTAS JUNINAS ERAM UMA ALEGRIA SÓ

Hoje é véspera de São João, mais uma data de muitas recordações, lembranças do meu pequeno super animado com a fogueira e as chuvinhas. Os fogos ele não gostava, pois ficava assustado com o barulho e nem de traques, mas as chuvinhas sim,ele ficava encantado, acho que pelas luzes, pela alegria que representam e para ele era uma festa. No ano passado, Erinaldo comprou uma chuvinha enorme (que na verdade poderia dizer chuvona) mas não sei o nome, sei que essa chuvinha nos fez passar um susto enorme, pois Paulo Gustavo, pegou ela, sem percebemos ( eu estava no quarto terminando de me arrumar para irmos com ele para casa da minha mãe e da minha sogra), Erinaldo tinha ficado com ele soltando chuvinhas do lado da fogueira. Eles entraram para ver se eu estava pronta e o portão ficou aberto. Paulo Gustavo, aproveitou que Erinaldo foi na cozinha e saiu de fininho com a bendita chuvona e foi acender na fogueira, por sorte ao acender, ela saltou de sua mão e não o machucou. Só ouvirmos o grito dele assustado e o barulho da bendita. Foi um susto tão grande, saí do quarto correndo, gritando pelo seu nome, com o coração disparado e a mente a mil, pensando como estaria meu filho. Encontrei-o na sala, que também vinha correndo, super assustado e pulou nos meus braços, pedindo proteção. Foi um alívio abraçá-lo, vê-lo bem. Erinaldo também vinha correndo da cozinha à procura dele. Então depois de vê-lo bem, perguntamos o que tinha acontecido, quando ele nos falou que foi a chuvona, fomos para a calçada e lá estava ela, já apagada. Fizemos ele prometer que nunca mais faria isso, tentar soltar chuvinha sozinho, pois nem as pequenas deixávamos ele acender só,pior a grande. E na verdade, pensamos em nunca mais comprar chuvinhas daquele tipo, pois foi um terror pensar em nosso filho machucado, respiramos aliviados ao vê-lo bem. Hoje acordei, e essa lembrança me veio logo a mente, pensei nesse susto para todos nós, e como foi bom abraça-lo, acalmá-lo e dizer que estava tudo bem, lembro como ele estava tão assustado, mas deu tudo certo. Hoje acordei lembrando com tristeza que não teria chuvinha, nem chuvona, pois meu filho não está mais comigo, hoje num dia que seria tão alegre para ele. Ele não está mais para soltarmos chuvinhas com ele, e vermos seus olhinhos brilharem felizes vendo as luzes das chuvinhas. E eu queria esquecer essa data, não acendemos fogueira como nos outros anos (um vizinho veio nos perguntar se não queríamos que ele dividisse a dele, para montar a nossa, agradecemos sua atenção e falamos que não, preferimos não acender). Fica impossível não lembrar que é São João, até porque ouvimos o barulho dos fogos, os sons ligados, e a fumaça das fogueiras entrando na nossa casa. Mesmo assim continuo tentando esquecer o dia e preferi nem sair na porta e ver as fogueiras acessas e as crianças com suas chuvinhas, assim tento sofrer menos. Só vim para as fotos que não amenizam minha tristeza, mas me fazem lembrar da alegria do meu caipira que todo ano, eu fazia questão de providenciar sua camisa xadrez e seu bigode de caipira, para comemorarmos o São João. Meu eterno amorzinho, mamãe te ama muito!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário