segunda-feira, 20 de maio de 2013

PALAVRAS DE DUAS AMIGAS MUITO ESPECIAIS


Diana e Terlúcia são duas amigas muito especiais, Diana mora em Natal - RN e Terlúcia em João Pessoa - PB. Após a morte do nosso Paulo Gustavo já vieram duas vezes nos visitar, passar alguns dias conosco. Estes dias elas passaram todo o final de semana, exclusivamente conosco. E, antes de ir embora ela, Diana nos deixou estas palavras, e Terlúcia nos enviou via face, e nós gostaríamos de dividir com vocês, leitores, e de agradecê-las pela sensibilidade e atenção que nos dedicam. Eis as mensagens:

Erinaldo e Paula

"Tem uma coisa que eu sinto e quando, mesmo distante ou perto, aproxima deste momento da vida de vocês. Não sei procurar palavras, orações ou outra coisa para justificar este momento, mas acredito no jeito de ser de vocês, uma força de vida chamada amor. desculpem-me por expressar assim este momento, de ser uma presença distante e perto, de não ter palavra certa no momento solitário de vocês, mas vejo uma energia desta força amor em duas pessoas que olham, escutam, lutam e que sentem raiva e procuram explicações. Acredito no amor que neste momento é força entre vocês, nós e tudo que se faz presença na ausência, dor e lembranças. Não sei se o amor é tempo, vento, água ou luz, crença e sim, a energia de vida vinda de vocês. ela é devagar, lenta, mas produz este instante que não explica, só o amor conduz."

Diana



Para Paula e Erinaldo

Esses dias voltei a Lagoa da Volta, povoado localizado no município de Porto da Folha no sertão sergipano – lugar onde morei e que me acolheu como filha, irmã, amiga...; que criei laços afetivos e ampliei minha família; que conheci pessoas maravilhosas; lugar que me proporcionou ricas experiências... Lugar do reencontro, da alegria, de muitos risos, de caminhadas, de muitas visitas aos/as amigos/as queridos/as...

Mas dessa vez foi diferente, tudo estava diferente... os risos não estavam largos, os encontros menos festivos, as caminhadas com poucos passos, as visitas reduzidas... Lagoa da Volta estava diferente.

Estava diferente por que o motivo que me levou até lá não era agradável, o motivo era a DOR sentida por Paula, Erinaldo e todos os familiares e amigos do lindo, conversador e inteligente PAULO GUSTAVO, que agora não está mais presente de forma física com os seus. Pois Paulo Gustavo agora é uma estrelinha que brilha no céu... foi para lá de modo precoce, de forma brusca pela irresponsabilidade de um caminhoneiro, que bateu na traseira do carro de seus pais e interrompeu sua vida, tirando-o do seio de sua família.

Retornar a Lagoa da Volta mediante essa situação não foi fácil, mas necessário... Paula e Erinaldo, mas que todos os outros que sentem a falta do pequeno Paulo Gustavo, estão com o coração transpassado por uma enorme dor... a dor da saudade, da ausência, da perda, do medo de continuar, da dúvida, do desencanto com a vida...

Fui a Lagoa da Volta para ficar com meus amigos Paula e a Erinaldo e dizer que essa dor que eles sentem eu não sei mensurar, mas que estou em comunhão com eles. Fui por que eu precisava abraçar Paula e Erinaldo e ouvi-los, e chorar junto e silenciar diante desse terrível acontecimento.

Fui com a amiga Diana, por que estivemos, desde muito, presentes em momentos alegres e agradáveis vivenciados e partilhados por Paula e Erinaldo.
Fui por que Paula e Erinaldo precisam sentir que não estão sós, precisam sentir que tem amigos/as, que tem família, que a comunidade está solidária nesse momento.

Fui porque a dor de Paula e Erinaldo é também uma dor coletiva, por que é uma dor causada pela irresponsabilidade de um motorista; pela forma com os carros têm sido usados como armas Brasil a fora fazendo vítimas diariamente e pela impunidade diante de assassinatos ocorridos no trânsito que tem deixado mães, pais, avós, tias, tios, irmãs, irmãos e amigos sofrendo a perda de um ente querido.

O tempo de permanência em Lagoa da Volta foi curto, mas importante para fortalecer a nossa amizade e reafirmar que estamos em comunhão.

Foi difícil chegar em Lagoa da Voltar ver a casa vazia e meus amigos em sofrimento, foi também difícil voltar e deixá-los chorando... Mas quero dizer a Paula e Erinaldo o que já disse em outras ocasiões, que Paulo Gustavo era o reflexo do amor, do cuidado, da atenção e do carinho que recebia de vocês cotidianamente.

Sei que o tempo vai passar e que vocês aprender a conviver com essa perda, mas nunca vão se conformar e nem entender por que isto aconteceu. Porém, o AMOR por PAULO GUSTAVO continuará vivo por que o amor não morre, ele é ETERNO.

Fiquem bem!

A amiga de sempre, Terlúcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário